
Estão cada vez mais fortes os rumores de uma transferência do atacante Joelinton do Hoffenheim, da Alemanha, para o Newcastle, da Inglaterra. As cifras girariam em torno de 30 a 40 milhões de libras, o que na cotação atual equivaleria a algo entre 147 a 196 milhões de reais. O atacante é formado nas categorias de base do Sport, chegou ao clube aos 14 anos e saiu para a Alemanha próximo de completar 20 anos de idade. Assim, devido ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que destina até 5% dos valores de transferências entre equipes de países distintos aos clubes onde o atleta jogou entre os 12 e os 23 anos, o Leão poderá receber algo em torno de 3,3 a 4,4 milhões de reais com a transferência. Esse valor serviria como um respiro grande ao clube num ano de expectativa de orçamento bem abaixo do comum para o Leão que já enfrentava grave crise financeira nas temporadas passadas.
Abaixo listei alguns outros jogadores que passaram pelas categorias de base do Sport e que poderão render algo ao rubro-negro devido a esta regra criada pela FIFA. Os principais nomes são o lateral Renê, atualmente no Flamengo e que já teve seu nome especulado em equipes do Oriente Médio, e o meia-atacante Éverton Felipe, atualmente no São Paulo e que deve deixar o clube em breve segundo notícias recentes. Os demais são jovens que ainda precisam evoluir bastante para render algo ao Leão, como Elias, lateral que está hoje na base do Athletico, ou Jadsom, volante negociado com o Cruzeiro no início de 2019, ou antigas promessas rubro-negras que para conseguirem uma transferência internacional importante atualmente precisariam ganhar um destaque inesperado, como o médio-volante Neto Moura ou o goleiro Saulo.
Vale ressaltar que os percentuais aproximados a que o Sport teria direito foram calculados utilizando os poucos dados disponíveis na internet sobre o tempo que cada jogador passou na base do Leão. Correções são bem vindas.

